quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Opsoninas


As opsoninas são moléculas responsáveis por facilitar e acelerar o processo de englobamento e digestão de partículas sólidas de microrganismos, a fagocitose. Essas moléculas revestem o microrganismo e aumenta sua capacidade de englobamento por parte dos neutrófilos que são células com uma grande capacidade de fagocitar.
As opsoninas ligam-se as paredes dos macrófagos por meios dos receptores específicos, formando o complexo opsonina-bactéria, fagocitando a bactéria e a matando por meio de um mecanismo oxidativo e enzimático.
O processo de opsonização, em imunológia, é a fagocitose da ação exercida pelo sistema imunológico em fixar as opsoninas, permitindo assim que ocorra a fagocitose.
A ação das moléculas opsonizantes, que são principalmente C3B, proteínas C reactiva e os anticorpos, em nosso cotidiano é em processo inflamatório que são respostas do organismo vivo a agressão sofrida a nível celular ou tecidual. No processo inflamatório ocorre a migração das células polinucleares, neutrófilos e macrófagos, para o foco da lesão devido à produção local de mediadores inflamatórios que promovem o aumento da permeabilidade capilar e quimiotaxia.


Bibliografia:
·        


Processo de Opsonização                


2 comentários: